Deni Zolin

Falta de matérias-primas e preços até 60% maiores nas fábricas de Santa Maria

A escassez de matérias-primas e embalagens está afetando indústrias de todo o país. E aqui em Santa Maria, não é diferente. Segundo fonte da coluna no Parque Industrial e Tecnológico (antigo Distrito Industrial), várias fábricas da cidade estão enfrentando dificuldades pontuais. A indústria de implementos agrícolas Agrimec, por exemplo, não está conseguindo achar chapas de aço de algumas espessuras, assim como bobinas de chapas galvanizadas, arames de solda, consumíveis de solda, corte plasma e bobinas de alumínio. Fornecedores de vidros e plásticos também não estão conseguindo produtos para entregar. Em alguns casos, quando até conseguem, mas o preço está até 60% mais salgado. É que vale a lei a oferta e da procura. Devido a isso, desde agosto, a empresa já terá de fazer a terceira atualização nas tabelas de preços de seus implementos, obrigando-se a subir os valores para compensar o aumento dos custos.

Rajadas de vento passam de 90 km/h e causam prejuízos na região

No setor moveleiro, há casos de faltas de chapas de MDF, enquanto outras fábricas não conseguem embalagens de papelão.

Algumas empresas que conseguiram antecipar compras ainda têm estoques de insumos para os próximos meses, como é o caso da Agrimec. Porém, outras estão tendo dificuldades. O maior problema é enfrentado pelas empresas menores, já que quem garante maiores compras acaba fechando contrato com as fornecedoras.

A situação não chega a provocar grandes atrasos na fabricação e entrega de produtos nas indústrias, mas muitas delas estão tendo trabalho redobrado para correr atrás de fornecedores, além de sofrer com a alta expressiva dos preços.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centro de Referência da Covid-19 terá reforço na estrutura Anterior

Centro de Referência da Covid-19 terá reforço na estrutura

Quanto choveu nas principais cidades da região Próximo

Quanto choveu nas principais cidades da região

Deni Zolin